sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O MUNDO É CAPAZ DE ABANDONAR O PETRÓLEO ?

     Quando regozijamos com a perda da importância relativa do petróleo como fonte de energia, não consideramos o desastre no futuro que teremos que enfrentar com a troca para outras fontes de energia limpa. Em primeiro lugar não acredito que os cartéis estarão dispostos a perderem de "mão beijada" sua principal fonte de renda, e abandonarem as gigantes reservas como as que estimam estarem depositadas no Oriente Médio e Rússia, algo em torno de 8 trilhões de barris. São poderosos conglomerados que irão manipular, como sempre fizeram, os preços a níveis reduzidos afim de incentivar o sistema de consumo atual.
     É possível que ainda leve muito tempo para assistirmos a reforma da capacidade instalada da indústria mundial no uso desse combustível. Sabemos que até hoje apenas foi explorado 1/3 do potencial estimado no mundo e que existem atualmente navegando pelos mares mais de 3.500 petroleiros, carregando 2,4 bilhões de toneladas de óleo, uma avaliação mais contundente é que somente um super petroleiro transporta mais que toda a produção de um dia do Brasil.
     Dentre todas as questões sobre esse assunto, haverá o questionamento do fim a ser dado a toda sucata, as problemas oriundos das negligências que ocorrerão após os abandonos dos ambientes dos campos produtores terrestres e marítimos além dos complexos sistemas de logísticas de estocagem e transporte. O impacto da transformação nos países que tem o petróleo como sustentação de suas economias, deverá alcançar o resto de mundo. O mundo se movimenta com o petróleo e o efeito multiplicador do colapso da produção será disseminado por todas as camadas da sociedade mundial. Por isso, acredito que a tendência da política do mundo dos negócios, arraste essa questão para o âmbito de expectantes debates e de reuniões para se marcar outras reuniões.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário