domingo, 3 de abril de 2016

A CORRIDA MUNDIAL PARA GANHAR DINHEIRO

     A guerra e paz são os caminhos para se ganhar dinheiro. Assim pensam os países líderes da economia mundial, os principais são EUA, China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido. Esses países juntos detêm mais de 6 milhões de patentes em inovações tecnológicas. Esse grupo em 2014 registrou um PIB de 42,2 trilhões de dólares, produzidos por 430 milhões de trabalhadores. No bojo dessa grandeza está embutido 161 mil patentes em inovações tecnológicas destinadas a produção de armas, apenas a venda de armas americanas iguala aos 2 trilhões de dólares produzidos pela economia de paz do Brasil. Os países emergentes estão ocupando melhores posições no ranking de produção de armas. Uma empresa americana produtora de armas emprega mais gente do que a Petrobras brasileira, a Rússia como emergente tem uma receita derivada da exportação de armas maior do que a receita de exportação de gás e petróleo.
     Então ?
     Ironias e paradoxos existem entre a guerra e a paz, dizer que as guerras sempre ajudaram ao desenvolvimento tecnológico é um pensamento inegável, basta lembrar o benefício da medicina nuclear, a informática, a comunicação, a computação, a indústria, as cirurgias a distância e a exploração de vida fora da terra.
     A inteligência científica, não precisa dos horrores das guerras para imaginar e inventar qualquer coisa, porém, fico a pensar que na presença da dramaticidade da realidade em algum momento de nossas vidas, somos mais hábeis, pragmáticos e intuitivos na busca de soluções, não me sinto bem escrevendo sobre a hipocrisia que envolve este tema, é a própria jornada da história da humanidade, que repudia a violência, mas no fundo mesmo, trabalha para ela e  não sabe viver sem ela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário