sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

COMO SE CONSTRÓI O ATRASO

     Como foi possível o Brasil abandonar a educação dos jovens ! As gerações que hoje estão impedidas de conquistarem sua educação, estão em verdade deixando para o futuro do país um diagnóstico antecipado dos males  do atraso. A evasão de 41% do ensino médio brasileiro tem um efeito imediato desastroso, esse contingente da juventude ficará afastada de toda oportunidade qualificada, em outras  palavras, é um acervo de inteligência perdido que fará falta no desenvolvimento nacional. É uma perda que não se recupera. Quando se noticia um investimento de 5,4% do PIB na educação brasileira, acima inclusive da média de 4,8% dos 35 países integrantes da OCDE, composta com a maioria de países desenvolvidos. No entanto, ao se ponderar os percentuais com os valores calculados dos respectivos PIBs, resultará em uma enorme diferença nos orçamentos dirigidos para a educação. A OCDE gasta anualmente por aluno do ensino médio 10 mil dólares e o Brasil menos de 4 mil dólares.
     Essa diferença de objetivos sociais empurra contra uma parede todo o trabalho orçamentário em termos de programação econômica, isto é, um país pobre deve optar em gastar o pouco que tem em educação para se desenvolver, ou então continuar pobre.

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