quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

UMA AGRICULTURA QUE PREOCUPA

     A agricultura moderna se projetou não mais como uma atividade econômica cuja principal função seria alimentar a sociedade mundial, ao incorporar os recursos tecnológicos seguiu por um caminho que quebrou todos os laços da agricultura tradicional, aquela de uma época em que o campo era habitado e as pequenas propriedades transferiam gerações após gerações suas técnicas empíricas de produção. Não se pode negar o progresso como também não se pode negar a perda da qualidade natural do nosso alimento.
     A agricultura tradicional respira ainda com dificuldades através de pequenas feiras enquanto a agricultura moderna navega por todos os oceanos transportando cifras em escalas exponenciais para mercados controlados por cartéis conglomerados, uma produção artificial e contamina por agrotóxicos que envenenam o solo, a água, a fauna, o alimento e de quem por ela se alimenta.
     Pagamos grandes importâncias por produtos industriais que jamais poderiam ter os valores intrínsecos do alimento natural que é pago ao pequeno agricultor remanescente. A permanência desse trabalhador no campo é a única esperança por um alimento saudável em todas as mesas no futuro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário