domingo, 11 de março de 2018

A PREOCUPAÇÃO DA TERRA EM LEVÍTICO 25,1-7

     As leis do sétimo ano ou sabático não representa mais nada além de uma citação bíblica. Apenas uma pequena lavoura de soja brasileira cobre uma área de 700 milhões de metros quadrados, esse espaço é um desperdício por onde escoa o dinheiro público, agride o meio ambiente e despreza o capital humano.
     Esse sistema de produção agrícola tem como única missão o lucro, o desenvolvimento social dessa unidade produtiva não contribui como fator de crescimento regional sustentável capaz de colaborar com a melhor renda e massa salarial das famílias em níveis distributivos. Para o setor agrícola, uma área de 70 mil hectares de agricultura desenvolvida abastecida com a mão de obra de mil trabalhadores diretos, contribui a meu ver muito pouco socialmente, tal é a repercussão financeira no desdobramento dessa atividade econômica.
     Devemos levar em conta também, uma desvantagem econômica para o país quando a soja é exportada em grão, renunciando ao efeito multiplicador do processo de moagem, fase que mais agrega valor ao produto. É a mesma situação na exportação da tonelada de aço semi acabado a 60 dólares ! Uma tonelada de aço para os Estados Unidos ( o país mais rico e desenvolvido ) se for taxada a 25%, sairá pelo preço de uma gravata. E o feito multiplicador do beneficiamento dessa tonelada, ficará com quem ?
     Por acaso, qual é a justiça de que se estão falando ? ( Jeremias 22.13 )









Nenhum comentário:

Postar um comentário