sábado, 10 de março de 2018

A BUSCA PELO ENTENDIMENTO DO PORQUÊ

     A Grécia antiga é a fonte do pensamento e do desenvolvimento. Antes de chegar a Europa passou pela Ásia Menor e pela bacia mediterrânea, seríamos pretensos autores da cultura e do lugar onde nasceram as ideias revolucionárias e das vontades de evoluir. Não somos, mas porém, diante de algumas exceções devemos nos recolher.
     O Princípio da continuidade de Alfred Marshall no final do séculos XIX é uma explicação da história da civilização quando ela constrói a organização do modo de viver das pessoas enquanto procuram os recursos necessários para sua sobrevivência. Se essa narrativa pode ser entendida como teoria da evolução da economia, pode também explicar que além da forma biológica evolutiva o homem em seus instintos nada evoluiu.
     O trato dado à economia sempre foi egoísta e hipócrita, se acharmos que os acordos e tratados comerciais serviram para melhorar a desigualdade, convém lembrar que os acontecimentos de todas as conjunturas contemporâneas foram marcados pelos rompimentos unilaterais, e quantos não serviram para justificar as guerras ? A teoria de Marshall é a construção e base do percurso da nossa vida, foram os nossos atos e hábitos os responsáveis pelas novas ideias, todos os conceitos e doutrinas modernas que se alternaram. 
     A teoria das teorias pode estar em permanente mutação ainda dentro dos princípios  que habitam e ali permanecerão mutantes dentro de nós, esperando assim encontrar as medidas exatas para a extinção da miséria e da desigualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário