domingo, 25 de março de 2018

LONGE DA PERFEIÇÃO ESTÁ O MODELO ECONÕMICO MUNDIAL

     As divergências sempre existiram sobre a política econômica perfeita para a condução do mundo de forma justa. Não podemos mais nos ater a atual forma de justiça, fazer política é jogar no campo repleto de interesses, fica difícil vislumbrar nesse meio alguma coisa que se assemelhe à justiça. Sempre foi assim, desde pelo menos aos primeiros pagamentos feitos com os dáricos persas que pesavam 130 gramas de ouro.
     O sistema econômico mundial até hoje usa o dinheiro existente no mundo inteiro aos interesses espúrios, é sabido do volume aplicado nas áreas bélicas, também na formação de capital fixo fora do alcance das camadas mais pobres da sociedade, ou na aquisição estratégica de forma incorporativa nas sociedades anônimas e ainda na composição de oligopólios presentes nos países de economias subdesenvolvidas.
     Qual a justiça no investimento externo para exploração da riqueza mineral de um país pobre para abastecimento de uma economia rica ?
     Qual é a justiça do investimento externo na manutenção das commodities que comercializam o alimento barato vendido    pelos países pobres para os ricos ?
     Qual é a justiça no aluguel de patentes estratégicas para o desenvolvimento social a um país subdesenvolvido ?
     Qual é justiça do direito de veto de uma minoria sobre uma escandalosa maioria em questões de soberania nacional ?

     Este é o modelo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário