quarta-feira, 21 de março de 2018

AS AMENIDADES DO FÓRUM DA ÁGUA

     Como discutir no fórum os 113 trilhões de litros de água exportados anualmente nos grãos da soja brasileira e os 300 mil litros de água na produção de apenas uma tonelada de aço semi acabado ? Como discutir o reflorestamento de 50%  de terras degradadas com " espécies exóticas ", isto é, com  lavouras de produção comercial de eucalipto? Como discutir sobre a previsão de consumo de alimentos em 50% da produção mundial, que a Ásia precisará nas próximas duas décadas ?
     A indústria mundial está sob a pressão de uma demanda que não consegue atender, a atividade industrial começou a ser impulsionada a partir de 2015. Estados Unidos, Alemanha e França não conseguem atender as encomendas e o impulso da indústria de transformação, jogam para cima de forma acelerada os índices de atividade desse setor.
     Essa é a realidade da economia moderna, exige-se maior produção para atender uma necessidade que não diminuí, e por causa disso não diminui também a necessidade de consumo de água. São questões que trazem em seu bojo um ele mento desconhecido, também chamado de "mão oculta" : a inflação gerada pelo aumento do custo de consumo da água no sistema produtivo mundial, terá um efeito multiplicador em toda a sociedade.
     Pior que ser pessimista em relação ao futuro é não gostar daquilo que vê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário