domingo, 12 de agosto de 2018

A DÍVIDA IMPAGÁVEL

     Uma coisa é certa : o mundo inteiro não consegue gastar menos que a receita. O Instituto de Finanças Internacional (IIF) avalia que a dívida mundial se aproxima de 250 trilhões de dólares, esse valor é 3 vezes maior que a produção global, isto é, não conseguimos acelerar o processo produtivo para um patamar sólido, gerador de emprego e poupança. A desorganização administrativa torna o sistema econômico como um todo deficitário e isso pode ensejar que existe um consumo exagerado e a consequente perda da capacidade na formação de renda.
     O setor público, as empresas e as famílias estão transferindo suas dívidas entre si, a prática da rolagem de vencimentos serve apenas para procrastinar todos os compromissos, aumentando os riscos dos refinanciamentos, mas que no final da linha serão pagos na conta do contribuinte.
     O sistema financeiro internacional está inchado com a emissão de papeis em troca de um dinheiro destinado somente para conter o serviço da dívida, ou seja, pagamento apenas de juros, sem que haja amortização do principal que por seu lado não para de crescer. Aos poucos vai se formando uma expectativa viável de que pode ocorrer um grande calote global a ser desencadeado com efeito dominó na economia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário