terça-feira, 7 de agosto de 2018

MAIS UMA ENCRUZILHADA EM NOSSA VIDA

     Durante o período que antecipa as eleições no Brasil, não há como deixar de se envolver com a visão de um horizonte que nos espera no futuro. Mas até lá teremos que passar por encruzilhadas, algumas escorregadias, e outras, são aquelas mais temidas : as indefinidas. Suas placas são sinalizadas por políticas enfeitadas por ideologias, convocando a sociedade a seguir por seus caminhos. Mas, a essência do pensamento que se transforma em política, surge através das palavras, ricas em convictos argumentos, quase sempre revestidos de hipocrisia ou mediocridade.
     Aristóteles, tenho como o maior pensador de política, dizia ele : " o Estado se compõe de três classes de cidadãos : os que são muito ricos, os que são muito pobres e aqueles que estão em uma posição intermediária com uns e com outros". Nesse último caso é onde o pensamento político se transfigura com um passo de mágica, usando a máscara mais adequada para sua sobrevivência.
     Ao confrontarmos com uma encruzilhada, não devemos seguir pela filosofia chinesa que recomenda o acaso fortuito do destino, devemos saber que a política é apenas o berço da humanidade, mas que a humanidade precisa também do alimento da justiça para voar e ser livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário