domingo, 5 de agosto de 2018

DÓLAR É MELHOR QUE SOJA

     Nos últimos anos muito se fala que o resultado das exportações do agro negócio brasileiro bancou o bom desempenho econômico nacional. A parte verdadeira está na previsão para este ano na exportação de soja que deve faturar 30 bilhões de dólares, aproveitando a briga entre a China e os Estados Unidos.
     Do ponto de vista econômico entretanto, essa contribuição tem o seu  resultado com base no mercado cambial. Entre 2012 e 2017 a exportação do grão de soja teve um aumento de 123% enquanto nesse mesmo período o preço médio por tonelada registrou uma queda de 41% e mesmo assim, o faturamento em dólar cresceu 47%. Como nesse mesmo espaço de tempo a cotação da moeda americana teve um crescimento de 120%, passando de 1,70 para 3,87 reais, o entendimento lógico é que a exportação foi paga pela valorização do dólar em relação a moeda brasileira. Chega ser cruel quando verificamos que apenas em um ano o preço do barril de petróleo teve um ganho de mais de 50%.
     Com base nesse quadro, podemos perguntar, se vale a pena destruir o solo nacional, envenená-lo, exaurirmos a riqueza hídrica, derrubar nossas florestas, expulsar a mão de obra do campo  e, apenas a favor de poucos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário