domingo, 26 de agosto de 2018

AS VELHAS IDEOLOGIAS CADUCARAM

     A partir do século XIX surgiram indisfarçáveis preocupações no plano teórico que defendiam tanto o pensamento da maior interferência do Estado como a liberdade dos agentes econômicos, achando que o liberalismo traria um sentido democrático para a formação da renda e da distribuição social da riqueza.
     O transcorrer da história e a evolução da  economia, mudaram os conceitos. Um novo muro foi construído pelas modernas necessidades de produção que dividiu as opiniões sobre os fundamentos que interligam o investimento dirigido, a livre concorrência e a corrida pela produtividade, em geral, mascarados por dumping, subsídios e cartéis.
     Com a identificação dessa realidade, as políticas governamentais passaram a adotar posições de protecionismo, pragmáticas com uma nova ordem harmônica da economia. Dizemos que ela é invisível, como uma arpa afinada, como se fosse extraída de um sentido apurado, assim emerge um capitalismo nacional social post-marxista, projetá-se o fortalecimento da industria nacional e das representações sindicais.
     Fundiram-se as doutrinas e entendemos finalmente que sempre estivemos diante da necessidade humana em busca da justiça e da felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário