quinta-feira, 30 de agosto de 2018

5 É MAIOR QUE 7

     O BRICS ( Brasil,Rússia,Índia,China,África do Sul ) abriga quase metade da população mundial e dispõe de uma potencialidade econômica em condições de estabelecer as regras do jogo do comércio e da economia mundial. A presença desse bloco na conjuntura da política internacional tem um peso determinante no processo produtivo do grupo das 7 maiores economias do mundo, o G-7, composto por Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Japão e Itália, diferentemente, sua população está em torno de 500 milhões de habitantes. As riquezas minerais comercializadas pelo BRICS são destinadas, a grosso modo, para o G-7, destinadas aos projetos avançados estratégicos e que acabam contribuindo para a formação do estoque de patentes vitais.
     A era da incerteza paira sobre o mundo desde o início do século XX, ela tem a um pano de palco ideológico que encobre, verdadeiramente, a disputa entre as forças que dominam o desenvolvimento tecnológico contra os donos dos recursos naturais e produtores de matérias primas.
     O senhor Alan Greenspan, ilustre presidente do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos, em seu livro " A era da turbulência " entendia que haveria um processo ativo da democracia sobre a economia e que as forças do mercado seriam capazes de globalizar o desenvolvimento. No entanto, não atribuía ao protecionismo nacionalista as forças não mercadológicas, mas que são competentes o suficiente para alterarem as regras do jogo, que convenhamos, não tem nada de democrático. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário