quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A GLOBALIZAÇÃO EMPACOU, A CHINA NÃO.

     Enquanto os países exportadores de matérias primas lutam para manter o equilíbrio de suas contas, a China no 1º semestre deste ano conseguiu um resultado líquido das exportações de meio trilhão de dólares. Se houve um país que soube aproveitar as políticas comerciais adotadas pela cooperação comercial internacional, esse país foi a China. Ainda que atualmente tais políticas sejam consideradas fracassadas devido aos resultados insuficientes e a fuga nos últimos dois anos de 1 trilhão de dólares dos investimentos diretos e no comércio de bens, o gigante asiático manteve a sua atividade econômica.
     É nesse ponto que se avista um novo quadro pintado da economia mundial, mais precisamente a sua própria história na era moderna: quando atribui-se a um possível empacamento da globalização, deixamos de lado o fato de que o eixo comercial entre os fornecedores de matérias primas estava, como está, voltado para a China. Isso pode ser explicado pela relação dos comportamentos das recuperações das atividades produtivas que estão ocorrendo nos países participantes desse eixo.
     A chegada da China ao ocidente, falando de um sistema econômico capitalista, inaugura uma nova época em nossa história,e, é bom que isso tenha ocorrido, porque de hoje em diante a hegemonia política mundial passa a ter na mesa dos debates uma maior distribuição de forças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário