sábado, 30 de dezembro de 2017

A EDUCAÇÃO É A GRANDE ARMA

       A história de um país só pode ser contada pela educação do seu povo. Na sua origem, a verdade começa a ser revelada e sem medo do futuro, isso porque, os alicerces de uma educação bem formada significam a base indestrutível de uma nação e de seu povo. Por acaso o contrário, não é o desprezo pelo banco escolar a causa de toda a miséria e violência da civilização contemporânea  ? Não começa na escala de preferência na distribuição de verbas orçamentárias de todos os governos do mundo inteiro ? A participação relativa do ensino nos orçamentos nunca será maior do que a preocupação com a sustentação do poder instalado.
      No Brasil, o efeito principal do abandono às políticas rigorosas do orçamento para a educação, é o acentuado processo de empobrecimento social e cultural nas faixas etárias pré-econômicas. O medo do futuro brasileiro, surge quando são revelados os dados oficiais da formação escolar. Entre 1970 e 2010, a taxa de crescimento da alfabetização dos jovens brasileiros, teve variação decrescente em todas as 4 décadas, com uma variação mais preocupante na faixa etária, cujo estágio significa a transição para o mercado de trabalho, entre 15 e 19 anos de idade !
     A democratização do ensino, seria a universalização  ampla para todo o cidadão. Parece que ela não é bem vista, quando da distribuição e destinação dos recursos financeiros governamental. Enquanto isso ocorre contra os anseios da juventude, vão se perdendo as gerações, vão se perdendo as oportunidades do crescimento intelectual, vão se perdendo os pilares da soberania, e finalmente, vão se perdendo no passado os sonhos e a esperança da justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário