domingo, 17 de dezembro de 2017

A INFLAÇÃO GERADA PELO AQUECIMENTO

     É fácil supor que em meados do século passado os economistas não imaginavam que a teoria econômica seria fortemente abalada por uma variável que passaria a fazer parte de todos os modelos matemáticos de investimentos. Hoje ela é conhecida como "aquecimento global". O fato é que as grandes economias estão pela primeira vez admitindo o risco real de uma quebra geral nos parâmetros que sustentam o processo produtivo mundial.
     Nesse assunto devemos ressaltar o setor de seguros, as indenizações estão tirando grandes fatias dos lucros por conta das catástrofes naturais que ocorrem com grande frequência em todo o mundo. Outra preocupação, é o mercado futuro de mercadorias, nesse caso, as commodities são obrigadas a realizarem coberturas de seguros cada vez mais caras contra as quebras de safras. Não é preciso dizer que os inevitáveis aumentos nos preços finais ocorrerão quando começarem as colheitas.
     Esse processo, parece que não mudará mais, e o consumidor estará ameaçado pela escassez ou um consumo a preços elevados. Em ambos os casos, é preciso que fique claro que o consumidor final de qualquer mercadoria é quem financia e quem paga por todos os riscos no balcão do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário