domingo, 10 de dezembro de 2017

PODEREMOS ENTENDER O CAPITALISMO ?

     Uma crítica que se faz ao sistema capitalista é a concentração da riqueza e o poder econômico em um universo muito restrito. Ao concordarmos com essa verdade, por outro lado, será que poderemos discordar dos métodos para a melhoria da produtividade e do desenvolvimento da produção ? Se não houver a introdução da tecnologia no processo produtivo os níveis do consumo poderão entrar em colapso e deflagar uma incontrolável inflação mundial.
     Esse é o conflito ideológico sem solução. A sociedade precisa livremente consumir o que a tecnologia produz e o capitalista investir na geração de empregos, é uma correlação que foi criada pela história da economia e juntos vieram suas virtudes e seus defeitos. O que  até agora ninguém foi capaz de explicar como pode uma relação tão antiga de interesses mútuos ser, ironicamente, separados cada vez mais em suas diferenças.
     Karl Mark, era contra as diferenças dessa relação, mas deveria ser contra também da forma desse convívio que levasse o mundo econômico viver com maior justiça. Entendo, que no íntimo ele sabia que era a realidade da forma e não da essência, aconteceria na maneira de se viver sob cada ideologia. Quando o operário ou o lavrador dedica o máximo de si para produzir, com certeza no seu destino, não usufruirá do prazer de consumir. Porque o salário que receberá não será suficiente para isso, o resultado do seu trabalho não lhe pertence, sempre foi assim e acredito que não mudará.
     Se mudar essa desigualdade; piora.
     A organização social da produção e consumo que nós mesmos criamos, condenamos; não porque estamos verdadeiramente preocupados com a desigualdade, mas sim, menos pelos efeitos da natureza e muito mais pela aproximação do nosso universo social do fantasma da pobreza e da miséria de povos abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário