sexta-feira, 21 de setembro de 2018

BRIGA DE DEVEDORES

     Se acharmos que a briga comercial entre os Estados Unidos e a China tem alguma injustiça dentre os dois, estamos completamente enganados. O país capitalista está cuidando de manter o emprego do trabalhador, o nível de renda e evitar que a inflação possa reaparecer para aumentar a dívida pública. O país comunista está preocupado com a capacidade instalada da sua indústria perder força, acumular estoques e o pior, perder o principal cliente consumidor.
     O que existe de igual entre os dois, é que são os maiores em dívida pública no mundo inteiro. A China para garantir sua poupança tem em títulos públicos da dívida americana mais de 1 trilhão de dólares, mesmo que queira se desfazer desses papeis será de forma pulverizada, o que não é conveniente.
     De repente, o impacto do consumo de 1/3 da produção chinesa, acordou o setor empresarial americano. O problema é de como equalizar a atividade desse setor que está presente, afinal das contas, nas duas Nações. É uma guerra de fogos de artifício, no final todos sairão felizes, menos os assistentes no resto do mundo, os injustiçados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário