quarta-feira, 5 de setembro de 2018

MALTHUS : PASTOR, ECONOMISTA, FILÓSOFO E PROFETA .

      Por volta de 1800 o mundo tinha um bilhão de pessoas e Malthus era um economista inglês controvertido devido sua teoria sobre o perigo do crescimento da população de forma desenfreada em razão da dependência da produção de alimentos disponíveis. Para ele "não havia lugar para o Homem no banquete da natureza".
     Passados 200 anos a população mundial ultrapassa os 7 bilhões, convém ressaltar que o Brasil em apenas 30 anos mais que dobrou a sua prole, entre 1970 e 2000 passou de 90 para 190 milhões de habitantes. Sem abordar no momento o diagnóstico da taxa de natalidade, prefiro então me prender sobre a produção disponível de alimentos para o humano. Enquanto as previsões do crescimento populacional obedecem as taxas geométricas, o crescimento de alimentos não tem base de cálculo confiável. Os estudos de projeção são cautelosos em função do elevadíssimo grau de incertezas, com a inclusão de uma variável que Malthus não imaginava : o aquecimento global e seus efeitos catastróficos e as quebras consequentes de safras. Nunca é demais lembrar que 2/3 da produção mundial de grãos é destinada ao consumo animal não humano.
     O medo é que daqui a pouco cada um de nós esteja guerreando para ocupar seu lugar no banquete a que se referia Malthus em 1800. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário