sábado, 29 de setembro de 2018

O CAPITALISMO IDEAL

     Até 1980 a Coreia do Sul tinha uma renda per capita menor que a do Brasil, quando então conseguiu a ultrapassagem nesse indicador econômico, e permitindo a partir disso que atualmente o coreano tenha uma renda superior quatro vezes ao brasileiro.
     A balança comercial Brasil/Coreia do Sul é caracterizada totalmente por uma troca de produtos agropecuários e minérios brasileiros em torno de 3 bilhões de dólares contra circuítos integrados, micro conjuntos eletrônicos,fornos industriais, motores de explosão, centrifugadores, telefonia, radiotelegrafia, radar, vídeo, robots tudo em tecnologia de ponta em torno de 5,5 bilhões de dólares. O principal indicador de desenvolvimento coreano, o IDH, é maior que 0,9 ( o máximo é 1,0 ) e o brasileiro está perto de 0,6. Enquanto a Coreia do Sul gasta 1.300 dólares por pessoa no Brasil esse dispêndio chega a 460 dólares.
     O resultado de tudo isso é que enquanto nesse país asiático o analfabetismo gira em torno de zero a educação brasileira tem um negativo de 8,3 % de analfabetos sem contar os funcionais, em outras palavras, corresponderia a 30% da população daquele país.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário