sábado, 22 de setembro de 2018

UMA GUERRA DE TRAVESSEIROS

     Poucas ciências tenham as suas conexões tão permanente com a origem das ideias como a Ciência Econômica. O pensamento da Escala Clássica durante todo o século XIX ainda alicerça a vida moderna para que possamos entender melhor as questões a serem resolvidas.
     No início do século XIX, mais exatamente, nascia em 1806 Stuart Mill, doze anos antes do nascimento de Karl Mark. Seu pai era economista e discípulo de Ricardo. Ricardo morreu em 1823 com apenas 51 anos. Foi com esses mestres que, ao meu ver, ficou estabelecido o debate para sempre sobre o liberalismo, o direito de propriedade e o valor do trabalho.
     A compreensão do passado serve para aplicarmos hoje a "Lei dos Valores Internacionais" de Mill, podemos assim entender o confronto comercial entre as duas principais economias do mundo. A troca de mercadorias não atende exclusivamente ao interesse do preço de mercado ou ao custo de produção, o comércio internacional funciona cientificamente na formação de um equilíbrio de forças de procura e oferta. Porém, dentro desse equilíbrio deve se observar as conveniências estratégicas do valor agregado de cada produto negociado,e, está claro, o valor científico da mercadoria comercializada, como poder de barganha no negócio.
     Essa é a natureza da guerra, não de duas nações e seu intercâmbio comercial, mas do mundo inteiro a mais de 2 séculos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário