quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O AQUECIMENTO GLOBAL É UMA BOMBA

     A agricultura mundial é o setor mais sensível e fundamental para a economia e a estrutura social, ela é capaz de deflagar uma explosão inflacionária e quebrar todos os mercados.
     O desequilíbrio entre a produção e o consumo mundial do milho e da soja tem um elevado índice de insegurança quando destacamos alguns aspectos, como a participação de 44% da produção americana de milho sobre o total produzido no mundo e a liderança mundial dividida com o Brasil na produção de soja. A safra de milho nos Estados Unidos este ano foi favorecida pelas águas da chuvas do Meio-Oeste, porém a ameaça das secas é uma realidade, tanto para o solo americano como para a produção de soja brasileira.
     Com efeito, entendemos que a produção desses grãos sendo predominantemente entre dois países a demanda mundial fica refém do preço de um mercado oligopólio e do perigo da escassez. Se levarmos em conta que 1/3 de toda soja e milho plantado no mundo é consumido pela China, não podemos imaginar os efeitos imediatos de quebras rigorosas de safras desses alimentos. 
   

Um comentário:

  1. Efetivamente o território americano está mal cuidado quando sabemos que as secas ameaçam a produção 'soberana' dos EUA, além do que a quase totalidade da água de irrigação está contaminada com pesticidas. Tudo isso é fruto do exacerbado capitalismo americano que não olha para o futuro, mas apenas para o lucro desenfreado... De verdade, não sei quando ou como essa 'bomba relógio' explodirá na economia e alimentação mundial...

    ResponderExcluir